sábado, 9 de janeiro de 2010
Cyber Goth
Por onde eles surgem, não passam despercebidos. Roupas verde néon cores de mega destaque contrastando com lilás, amarelo, azul e preto, óculos de aviador no alto da cabeça junto aos dreads coloridos, maquilhagem pesada e colorida, sobrancelhas inexistentes,saltos plataforma e máscaras de gás, os neo-góticos conhecidos como cybergoth ficarão popular a cada dia que passa.
Pouco se sabe a respeito desta nova tribo de góticos que surgiu na Europa e que atualmente se espalhou pelo Canadá,Estados Unidos,Japão, Brasil,México e até em Portugal.
Por que se vestem desta forma? Há alguma razão ou é por simples estética? Que tipo de música costumam ouvir? É uma tribo que veio para ficar ou será uma simples moda passageira?
Quem estiver interessado em ingressar neste universo cibernético, falarei pouco do que aprendi sobre esta contracultura que é, no mínimo, fascinante.
O Visual
________________________________________
cybergoth é, talvez, o mais Excêntrico que exista em relação a outras tribos urbanas. Ninguém é tão ousado quanto eles. Por esta razão acho complicado que vire moda, porque ostentar esta aparência não é pra qualquer um.
Contrariando o gótico, os cybergoths não susão muito o preto nas vestes, mas sim cores vibrantes como o lilás, amarelo,rosa,azul e principalmente o verde néon. As maquilhagens seguem o mesmo tom, as sobrancelhas costumam ser rapadas ou bem afinadas para dar o look andrógino e cibernético. elas costumam usar batom azul ou preto. Alguns rapazes também arriscam essa tendência, mas não é muito usual, a maioria só usa o batom preto. Os olhos costumam ser o maior destaque, por possuírem nenhuma ou poucas sobrancelhas,eles costumam exagerar no uso de sombras e delineadores sejam pretos ou com cores que combinam com as suas vestes.
algumas garotas adoptam o visual “gothic lolita”, de todas as tribos, são as mais femininas. Usam saia curta, cinta-liga, canudos ou cabelos coloridos de forma a asemelharem-se a bonecas de porcelana.
Os rapazes variam bastante, alguns deixam o cabelo comprido, outros usam cortes radicais ou rapam a cabeça.
Os dreads coloridos são conhecidos como Cyberlox. É uma espécie de cabelo sintético, mas que, ao contrário dos dreadlocks originais, são artificiais, ou seja, a pessoa pode colocar e tirar a hora que quiser.
Os aviators groggles, como são conhecidos os óculos de aviador costumizados (geralmente com o símbolo radioactivo, que é o símbolo oficial dos cybers) são usados somente no alto da cabeça, junto ao cyberlox, nunca no rosto.
Os coturnos são de grande importância na composição do visual cybergoth. Todos usam coturnos com acessórios, bem costumizados e com saltos de plataforma.
Embora muito popular entre os cybergoths, o uso de piercing não é “obrigatório”.
Muitos usam lentes de contacto costumizadas, sejam vermelhas ou com desenhos futuristas.
E, claro, como não poderia deixar de ser, as já citadas máscaras de gás são a característica principal
Góticos da nova geração
______________________________________________
Pelo que tenho observado em minha convivência, não sei se os cybergoths podem ser considerados como a nova geração do gótico, sua filosofia é bem diferente da essência do goticismo. Ao contrário dos góticos, os cybergoths são totalmente contra a idolatria à depressão e melancolia (algo bastante usual entre os góticos), muito pelo contrário, eles têm uma visão mais revoltada da vida, porém, menos conformistas. Enquanto os góticos preferem a reclusão, os cybergoths preferem ir de encontro ao que são contra e protestam de forma mais explicita, sem se preocupar muito com o que vão pensar a respeito deles. e ao contrarião do que pensão eles nao ouvem musicas goticas
Novamente comparando aos góticos, os cybers não são voltados ao romantismo e à poesia soturna, seu gosto pela arte centralizam-se mais em filmes de ficção cientifica.
Poderíamos resumir esta comparação da seguinte maneira: os góticos alimentam a bela nostalgia da Idade Média, são voltados totalmente para o passado e os cybergoths são voltados para o futuro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário